Quando o grande Cristobal Balanciaga fechou as portas da sua casa de alta costura em 1968 lamentou que já não há quem valha a pena vestir. A casa manteve-se em estado letárgico durante décadas até que em 1997 o francês, Nicholas Ghesquière, de 26 anos, foi nomeado diretor criativo após a saída de Josephus Thimister. Desde mais tarde, venceu o Prêmio Avant Garde Designer of the Year da Vogue/VH1 e em 2001 o Prêmio Womenswear Designer of the Year da CFDA. Suzy Menkes, do “The International Herald Tribune”, considerou-o “o estilista mais intrigante e original da sua geração.
Embora fosse relativamente desconhecido quando Balanciaga o contratou, a vida de Guesquière esteve sempre ligada à moda. Começou a trabalhar nos ateliers de Agnès B. e Corinne Cobson quando ainda era estudante em Loudon, no centro da França. Aos 19 anos tornou-se assistente de Gaultiere depois de Mugler, anted de um breve passagem pela Trussardi como estilista principal. O seu grande feito, porém, foi ressucitar o estilo Balenciaga. As calças de cetim curtas, tipo militar, que criou para a Primavera/ Verão 2001 foram as peças mais copiadas da temporada e os vestidos de neopreno para a Primavera/Verão 2003 mantiveram Balenciaga no topo em termos criativos e comerciais.
Em 2002 foi lançada um coleção masculina,um ano após a aquisição da casa Balanciaga pelo Grupo Gucci, e para a coleção Outono/Inverno 2005 Guesquière apresentou vestidos de pele èvasè adornados com plumas claras de avestruz e corte insinuante, ajustado por fechos cromados. Em 2006 o estilista foi nomeado dentro das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME (“TIME’s 100 Most Influential People. Segundo Domenico de Sole, antigo diretor-geral da Gucci: Balanciaga teve um activo fantástico. Chama-se Nicolas Guesquiére.
O talentoso estilista deixou a casa Balanciaga depois de 15 anos de colaboração. Em 2014 ele foi nomeado diretor geral da Loui Vuitton, no lugar de Marc Jacobs. A Loui Vuitton faz parte do grande grupo de empresas LVMH.
By James Sherwood, Edited by Terry Jones & Susie Rushton
Foto de Tesh – Modelo: Bridget Hall
Deixe uma resposta