AF Vandervorst, a dupla de estilistas belga formada por An Vandervorst (nascida em 1968) e Filip Arickx (nascido em 1971), encara a moda como uma forma de comunicar as complexidades internas da mente. Os dois estilistas, marido e mulher, conheceram-se em 1987 na academia Real de Antuérpia. Após a conclusão do curso, Vandervorst foi assistente de Dries Van Noten, enquanto Arickx, que na adolescência tinha trabalhado durante três anos para Dirk Bikkembergs, concluiu o serviço militar e estabeleceu-se como designer e estilist – freelance.
Em 1997 criaram a sua própria etiqueta e apresentaram a primeira coleção em Paris para Outono/Inverno 1998, que captou imediatamente a atenção da imprensa e do mundo da moda. Apenas com duas coleções apresentadas foram premiados como Prêmio Venus de la Mode na categoria Le Futur Grand Créateur, um prestigiado prêmio para as melhores revelações.
Mais tarde, a dupla foi convidada pela Ruffo Research para criar a coleção de Primavera/Verão e Outono/Inverno 2000, uma oportunidade oferecida periodicamente a jovem estilistas pela imprensa italiana de artigos de couro. As roupas da AF Vandervorst transmitem uma confiança desmazelada e uma versão de feminilidade que evoca uma sofisticação sexy, mas intelectual. A marca caracteriza-se por reformular e refinar frequentemente as roupas tradicionais (equipamento de equitação, quimonos, sobrecasaca) até estas se tornarem ligeiramente descentradas, e exibe como símbolo uma cruz vermelha.
Para os temas das coleções dão primazia ao elemento surpresa, tal como sucedeu no Outono/Inverno 2003, quando se inspiraram nas abelhas. Nãoseguindo qualquer paleta predefinida, a AF Vandervorst deambula dos tons suaves para os fortes. Recentemente, a marca expandiu-se passando a englobar calçado, acessórios e lingerie, e continua a apresentar os seus desfiles durante a mostra das coleções de Paris.
By Susie Rushton, editado por Terry Jones Susie Rushton
Foto de Duc Liao
Deixe uma resposta